Qual é a sensação de ser classificado em um concurso público?

Photo by rawpixel.com from Pexels

No mês passado eu fiz uma prova para um concurso público no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, meu nome saiu na lista de classificados. Eram quinze vagas, e eu fui aprovada na 14ª colocação.

Eu até tinha sido aprovada em outros concursos antes, mas sempre era no cadastro de reserva.

Quando ia contar para os meus pais, só o que diziam era que "cadastro de reserva não significa nada", e apesar de saber que muitas pessoas são chamadas passando fora do número de vagas, não tinha muito o que argumentar, afinal eu realmente não tinha, até aquele momento, uma garantia certa de que seria chamada.

Curiosamente, o resultado do concurso saiu no dia do meu aniversário, 8 de abril. Foi realmente um presente, para mim e para meus pais. Eu fui conferir o resultado pelo celular, enquanto comemorávamos a data em um restaurante em Vila Isabel.

É lógico que a gente sente uma felicidade imensa, ainda mais por ver os nossos familiares tão alegres pela gente também. No entanto, se tem algum sentimento que prevaleceu naquele momento, esse sentimento foi o de paz.

Senti paz porque, até passar, só o que um concurseiro sente é agonia. Agonia do dinheiro acabar, dos parentes morrerem antes de você passar, de até você morrer antes de ser nomeado (aí eu já tô exagerando, rs)...

E pra você que está lendo esse texto, que é concurseiro e ainda não foi classificado (ou ainda não foi chamado pelo cadastro de reserva), o meu conselho é que você não desista. Porque a sensação de saber que vai dar tudo certo é simplesmente maravilhosa.

Agora... vamos voltar aos estudos?



Comentários

Postagens mais visitadas