Qual é a sensação de ser classificado em um concurso público?
![]() |
Photo by rawpixel.com from Pexels |
No mês passado eu fiz uma prova para um concurso público no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, meu nome saiu na lista de classificados. Eram quinze vagas, e eu fui aprovada na 14ª colocação.
Eu até tinha sido aprovada em outros concursos antes, mas sempre era no cadastro de reserva.
Quando ia contar para os meus pais, só o que diziam era que "cadastro de reserva não significa nada", e apesar de saber que muitas pessoas são chamadas passando fora do número de vagas, não tinha muito o que argumentar, afinal eu realmente não tinha, até aquele momento, uma garantia certa de que seria chamada.
Curiosamente, o resultado do concurso saiu no dia do meu aniversário, 8 de abril. Foi realmente um presente, para mim e para meus pais. Eu fui conferir o resultado pelo celular, enquanto comemorávamos a data em um restaurante em Vila Isabel.
É lógico que a gente sente uma felicidade imensa, ainda mais por ver os nossos familiares tão alegres pela gente também. No entanto, se tem algum sentimento que prevaleceu naquele momento, esse sentimento foi o de paz.
Senti paz porque, até passar, só o que um concurseiro sente é agonia. Agonia do dinheiro acabar, dos parentes morrerem antes de você passar, de até você morrer antes de ser nomeado (aí eu já tô exagerando, rs)...
E pra você que está lendo esse texto, que é concurseiro e ainda não foi classificado (ou ainda não foi chamado pelo cadastro de reserva), o meu conselho é que você não desista. Porque a sensação de saber que vai dar tudo certo é simplesmente maravilhosa.
Agora... vamos voltar aos estudos?
Comentários
Postar um comentário