Por que levar meu cachorro para passear?

Photo by rawpixel.com from Pexels

Eu tenho que dizer que a minha cabeça mudou um pouco depois que assisti ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey), de Stanley Kubrick. O longa-metragem, lançado em 1968, conta basicamente a investigação de cientistas em torno de uma possível existência alienígena.

Mas, tudo bem, você deve estar se perguntando agora: mas que cargas d'água isso tem a ver com levar o cachorro para passear?

Explico melhor.

No fim do longa, um astronauta fica preso em Saturno pelo resto da vida (ele basicamente torna-se uma "cobaia" de extraterrestres), em uma espécie de quarto com arquitetura francesa, sem ter o mínimo de noção do tempo que se passa.

Essa parte do filme, que nos obriga a ver um homem como nós envelhecendo em um quarto, sem nunca poder sair, tal qual os animais que vemos nos zoológicos, mudou muito a forma como eu vejo o meu cachorro hoje em dia.

Eu comecei a imaginar como seria se eu fosse ele. Ficar o dia inteiro dentro de casa, sem poder sair, apenas implorando pela atenção dos meus donos e aguardando, pacientemente, o horário das refeições e o banho semanal.

Foi quando fiz uma promessa a mim mesma: que todos os dias iria levá-lo para passear, pelo menos duas vezes. E assim tenho feito há meses (também porque só fui assistir o filme agora em 2019, rs).

Apesar de eu não ser veterinária, não acredito que os animais possam ser felizes trancados o dia todo dentro de uma casa, sem poder sair. E incluo nesse entendimento também aqueles que ficam fora de casa, presos a coleiras, podendo andar apenas em um raio não superior a, sei lá, cinco metros de comprimento.

Se você duvida disso, é só perceber a mudança de comportamento que o seu pet terá a partir do momento que você começar a deixá-lo ver o Sol, o asfalto, outros cachorros e tantas outras coisas que podem ser vistas em um passeio.

Eu posso dizer o que vejo do meu Shih Tzu: sempre quando dá o horário de passear, ele começa a chorar e a olhar aflito para a coleira, como se estivesse implorando para mim que não se esqueça do que ele mais ama fazer durante todo o seu dia.

Resumindo, eu realmente acredito que você deve, sim, levar o seu cachorro para passear, pois se ficar em casa o dia todo para você pode parecer uma prisão, imagine como deve ser para ele.

O que não é vida para a gente não pode ser vida para um animal também.


Comentários

Postagens mais visitadas