Como termina o filme Vingadores: Ultimato (2019)?

Imagem de Iván Jesus Rojas por Pixabay

Eu estudo a semana inteira, mas chega no fim de semana, sempre me dá uma depressão. Daí, pra fugir da solidão dessa vez, resolvi ir a um cinema perto de casa assistir aos Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame).

Vale a pena dizer que eu nunca, mas nunca havia assistido a nenhum outro filme da saga antes. Nem mesmo aos filmes solos do Thor e do Capitão América, por exemplo.

Pra não dizer que nunca assisti a nenhum filme dos super-heróis da Marvel que aparecem nesse último longa-metragem, eu até cheguei a ver uma ou duas produções cinematográficas do Homem de Ferro, mas foi só.

E, pra minha surpresa, Vingadores: Ultimato conseguiu prender a minha atenção o tempo todo! Não foi chato, nem tampouco confuso. Então, se por acaso você, que também como eu, nunca assistiu a nenhum dos Vingadores, é bem capaz que goste do último longa tanto quanto eu.

Quem morre no final de Vingadores: Ultimato?


Apenas dois super-heróis morrem no filme. Primeiro é a Viúva Negra (Scarlett Johansson), que teve que dar sua vida em troca da Joia da Alma. Depois, no fim mesmo, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), cuja morte merece uma explicação maior.

Acontece que o Thanos (Josh Brolin) descobre que os Vingadores voltaram no tempo e aí, na hora de todos voltarem com as joias do infinito para o tempo presente, o Thanos arranja um jeito de voltar com eles também.

Aí tem uma meia hora de luta com o exército do Thanus contra todos os heróis  da Marvel que você já viu (incluindo o Doutor Estranho, aquele lindo), até que o Thanus consegue pegar a luva de aço com as jóias do infinito.

O Homem de Ferro, vendo que não vai conseguir tirar a luva de aço do braço do Thanus, tem a incrível ideia de tirar as joias da luva e colocar na sua própria luva da armadura de ferro. Tony Stark, por fim, salva todo mundo e morre logo após, tendo no sorriso da esposa a última imagem que vê em sua vida na Terra.

Quais os momentos mais marcantes do final de Vingadores: Ultimato?


Pra mim houve dois grandes momentos marcantes.

Pela primeira vez, a Marvel acabou com o esterótipo de que super-heróis têm que ser magros e musculosos.

Isso tanto é verdade que o Thor (Chris Hemsworth), um dos símbolos mais viris da história dos HQs, aparece gordinho no filme e, no fim, ainda entrega o seu reino para uma mulher (que é a Valkyrie, interpretada por Tessa Thompson).

Isso que é um homem de verdade, não?

O outro momento memorável pra mim foi quando o Capitão América (Chris Evans), um dos símbolos (se não for o maior) que mais representam simbolicamente a grandeza dos Estados Unidos da América, e que foi criado em 1940, época em que ainda não havia igualdade entre brancos e negros no país, entregou o seu posto a um homem negro.

Eu chorei nessa hora, porque fiquei pensando o que Martin Luther King (que era ainda era vivo quando o Capitão América foi criado) teria pensado ao ver esse grande super-herói americano entregando o seu escudo a um homem da cor dele (que, por sinal, é o Falcão, intepretado por Anthony Mackie).

O que tem de ruim no final de Vingadores: Ultimato?


Outra vez, minha opinião pessoal, tudo bem?

Eu, particularmente, não gostei de Tony Stark ter recebido uma cerimônia fúnebre e a Víuva Negra não ter tido a dela no filme. Afinal de contas, o Homem de Ferro só conseguiu salvar o mundo porque, antes de tudo, ela deu sua vida por uma das joias.

No geral, é bom o final do filme Vingadores: Ultimato?


Sim, é muito bom. Eu realmente fico feliz por ter ido ao cinema assistir e também por saber que o bem, em todos os sentidos (ideológicos, políticos, culturais), sempre vence no final.


Comentários

Postagens mais visitadas