Qual a origem do termo "raba"?

Photo by freestocks.org from Pexels

Como diria a poetisa contemporânea Pocah, "deixa eu te lembrar que eu não sou obrigada a nada, ninguém manda nessa raba. Uma bunda dessa não nasceu pra ser mandada, ninguém manda nessa raba".

Sim, é com esse trecho icônico do funk carioca que inicio esse texto, e realmente acredito que tenha tudo a ver com o assunto. Afinal de contas, de onde surgiu a palavra "raba"? Quais os seus sentidos, significados, contextos no nosso português?

Bom, no sentido que costumamos ouvir nas músicas de funk, "raba" nada mais é que um neologismo da língua portuguesa, significando o feminino da palavra "rabo".

A sua origem remonta às conversas entre grupos de homens e mulheres, que cansados de se referir aos grandes bumbuns femininos como "rabo" ou "rabão", começaram a se referir à bunda grande de uma mulher como "raba".

No entanto, não é apenas esse sentido que existe.


De acordo com o dicionário hebraico, raba pode ter praticamente dois sentidos. O primeiro seria o de verbo, que representaria a ação de agachar-se ou deitar-se plano (em forma de cópula).

O segundo sentido, também de verbo, representaria a ação de "ser quadrático", ou ficar de quatro, como consegui compreender do site de referência ao qual visitei (veja aqui).

Mas, assim, nada que tenha um sentido pejorativo ou ruim. É apenas um sentido literal mesmo da palavra, de acordo com a língua hebraica.

E então, que tal contar essa curiosidade na mesa de bar na próxima saída com os amigos?


Comentários

Postagens mais visitadas