Qual música melhor representa a mulher portuguesa?

photo credit: Boyen DSCF5624 via photopin (license)

Há dois meses tive que escrever pro site português para o qual trabalho uma notícia referente à nova bolsa criada por Christian Louboutin em homenagem a Portugal.

A bolsa chama-se Portugaba e, no vídeo promocional, a equipe de marketing da marca francesa decidiu utilizar uma linda música que passei a cantar quase todas as vezes que vejo uma portuguesa elegante.

A música chama-se Maria Lisboa. Era para ser apenas um poema em homenagem à capital de Portugal escrito por David-Mourão Ferreira, mas tempos depois foi transformado em fado e interpretado por vários cantores portugueses, dentre eles Amália Rodrigues, considerada o exemplo máximo do fado português.

O poema, inicialmente, tinha como objetivo retratar Lisboa como uma espécie de mulher que, além de livre, bonita e alegre, também era uma espécie de mãe, em que todos os portugueses poderiam repousar e sentir-se seguros.

Eu particularmente não sei ao certo como os portugueses interpretam hoje essa música, mas eu posso muito bem dizer que, se as estrofes servem para representar Lisboa, também podem, muito bem, representar as mulheres portuguesas.

Maria Lisboa


É varina, usa chinela,
tem movimentos de gata;
na canastra, a caravela,
no coração, a fragata.

Em vez de corvos no xaile,
gaivotas vêm pousar.
Quando o vento a leva ao baile,
baila no baile com o mar.

É de conchas o vestido,
tem algas na cabeleira,
e nas veias o latido
do motor duma traineira.

Vende sonho e maresia,
tempestades apregoa.
Seu nome próprio: Maria;
seu apelido: Lisboa.


Comentários

Postagens mais visitadas