Os portugueses gostam de usar o gerúndio?

Crédito: Pexels

Já trabalho há um ano escrevendo textos no português de Portugal e tenho que admitir que essa é uma das características do português lusitano que mais me deixam admirada. Talvez seja porque eu, particularmente, não gosto muito do gerúndio (apesar de usá-lo com frequência quando escrevo no português do Brasil).

Mas, indo direto ao ponto e respondendo logo à pergunta do título desse post, pelo menos pela experiência que eu tenho em escrever textos no português de Portugal e ler textos de sites portugueses, os lusitanos não gostam muito dos verbos no gerúndio.

Ao invés de escreverem, por exemplo, "estou cozinhando um frango", os portugueses preferem dizer "estou a cozinhar um frango". Eles costumam, quase sempre, substituir o gerúndio pelo artigo "a" e pela forma verbal no infinitivo (com terminação em -r).

Eu gosto, viu. Pra mim, é como se o infinitivo junto com o artigo dessem uma leveza maior ao verbo, pois o mesmo aparece menor e sem o som anasalado causado pelo sufixo do gerúndio (-ndo).


Comentários

Postagens mais visitadas