Por que comemorar o Dia de Portugal?

Photo by Skitterphoto from Pexels

Para quem não sabe, hoje, 10 de junho, os portugueses comemoram o Dia de Portugal. A data foi instituída decorrente do fruto do amor e grande admiração que o povo lusitano sente pelo poeta português Luís Vaz de Camões, que faleceu nesta mesma data, no ano de 1580.

É por isso, inclusive, que o nome completo dessa data é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Para mim, celebrar a data é muito importante, apesar de ser brasileira. É que, há cerca de um ano, tenho a oportunidade de trabalhar para um site português e tenho que admitir que simplesmente me apaixonei por tudo o que descobri sobre Portugal.

Respectivamente ao meu ofício, o de escrever, amei conhecer o português deles e escrever como eles. É, de fato, uma nova língua portuguesa, bem diferente do português falado e escrito no Brasil, e conhecer o jeito de escrever e de falar do povo lusitano foi como descobrir um novo mundo, cheio de alegres descobertas.

Eu amo, por exemplo, como os portugueses colocam acentos agudos em algumas palavras em que colocamos o circunflexo, como bebé e António.

Eu amo, também, como eles ainda preservam nas palavras o "C" sem som (como em acção e rectificação), que foi assassinado pelos brasileiros só porque o coitadinho é mudo.

Eu amo, inclusive, a forma como os lusitanos usam a ênclise com tanta religiosidade e correção que o "amo-te" até parece ser mais verdadeiro que o "te amo" brasileiro.

Então, para não dizer que deixei essa data passar, comemoro-a com muitos poemas de Camões e com a alegria no coração de saber que conheço, ainda que pouco em relação à imensidão cultural que esse país possui, a singela beleza do português de Portugal e a alma portuguesa.

Comentários

Postagens mais visitadas