Como sair vitorioso em uma briga com a minha mãe?

Photo by Brett Sayles from Pexels

Hoje eu vou ensinar um truque relativamente novo que tenho usado na maioria das discussões que tenho com a minha mãe.

Eu não uso todas as vezes porque tenho que admitir que essa atitude exige muita paciência e controle emocional da sua parte, pois envolve, principalmente, admitir que você é quem está errado.

Então, sem mais demoras, vamos à minha tática para encerrar brigas com a minha mãe.

Passo número 1: Concorde com o que ela diz


Tudo o que você precisa fazer é o seguinte: concordar e repetir tudo o que ela diz.

Vou dar um exemplo: ela chega pra você e começa a dizer que você é um irresponsável que não sabe lidar com as coisas.

Aí você instantaneamente chega e diz: "eu sou um irresponsável mesmo que não sabe lidar com as coisas. Você tem toda a razão!"

O mais provável é que, nessa hora, ela chegue pra você e comece a falar outros insultos, ou até te chame de cínico, mas aí é só continuar o jogo, e dizer também: "mas você tem toda a razão, eu sou cínico e completamente desprovido de cérebro".

Ah, e tem algo importante nessa atitude: você não pode rir. Tem que falar sério o tempo todo, como se estivesse, realmente, concordando com o que ela está dizendo sobre você.

Passo número 2: Diga que vai se matar


Gente, pelo amor de Deus, isso é o que você vai dizer pra ela, não o que você vai fazer, tá?

Quando ela estiver bem brava contigo e começar a querer te bater, você diz bem assim pra ela: "você tem toda a razão, eu sou a pior pessoa do mundo, e é por isso que eu acho que se eu me matasse hoje você viveria em um mundo melhor".

Se a sua mãe for que nem a dona Hermínia do filme "Minha Mãe é Uma Peça", é provável que ela tire o chinelo do pé pra tacar em você e diga que não vai deixar nem o seu espírito descansar se fizer isso.

É por isso que a lição não termina por aqui.

Passo número 3: Fique calado


Após dizer que vai se matar, ela pode sair um pouco do sério com você, e é por isso que precisa manter a calma e ficar no mais absoluto silêncio.

Não importa o que ela fale ou faça. Você pode até apanhar, mas nem gemer você pode. O silêncio irá mostrar mais ainda para a sua mãe que você estava falando sério quando disse que ia se matar.

Passo número 4: Faça o que ela mandar


Se a sua mãe mandar você ir para o quarto, você vai. Se mandar você sair da mesa sem terminar a refeição, você também vai sair. Não importa o que ela mande, você tem que obedecer, tá?

Porque só assim você terá o mínimo de chance de sair da briga ileso.

Passo número 5: Aproveite a noitada fora


Você vai ver que, com o tempo, a sua mãe vai começar a perceber que você estava falando a verdade quando disse que ia se matar.

Porque... eu não sei se você sabe, mas a coisa que a sua mãe mais teme nesse mundo (pelo menos se a gente considerar as mães normais psicologicamente) é perder você, então o simples fato de saber que algum mal pode acontecer contigo já leva ela ao desespero e, consequentemente, à vulnerabilidade que você quer atingir.

Uma vez estando vulnerável, ela vai começar a sentir pena de você e, por conseguinte, te dar algum prêmio por estar se sentindo culpada por ter feito você se sentir tão mal.

Aí você chega ao seu triunfo: terminar a briga de forma que, inconscientemente, ela sinta que não tem razão.

Eu já apliquei várias vezes essa técnica em casa e sempre dá certo. E com vocês?


Comentários

Postagens mais visitadas