Como fazer a costela de boi mais fácil da sua vida?

Photo by rawpixel.com from Pexels

Se você é, como eu, daquela turma de solteiros que só come bem quando a mãe está por perto, porque tem tanta preguiça de lavar a louça que nem se atreve a tentar fazer uma comida que preste pra você (e nem compra também, por ser pão-duro, rs), essa receita é para você.

A minha mãe que me ensinou. Ela disse que viu na Ana Maria Braga. Eu não vou colocar aqui uma lista de ingredientes, porque são apenas três (incluindo a costela), então vou só explicar mesmo, porque não tem segredo nenhum.

Você vai pegar duas cebolas bem grandes, cortá-las em fatias bem grossas (nem precisa separá-las, deixa tudo junto mesmo) e "forrar" o fundo de uma panela de pressão que você tiver em casa. Depois que o fundo estiver forrado, aí você coloca as costelas.

Se alguém estiver perguntando por que tem que colocar as cebolas, há dois motivos: o primeiro é pra carne não grudar no fundo da panela e o segundo porque a cebola vai soltar bastante água, o que ajuda a deixar a costela mais macia e menos seca.

Pois bem, seguindo a receita, em cima da costela você não precisa colocar nenhum tempero, sal, nada. Só põe umas duas linguiças calabresas, em pedaços mesmo, não precisa ser fatiada não, pra não dar trabalho.

Só não se esquece de tirar aquela pelinha que reveste a linguiça (pra ficar mais agradável de comer) e, quando eu falo em cortar em pedaços, você pode dividir a linguiça em uns quatro pedações grandes e colocar em cima da carne.

Você não precisa se preocupar em forrar toda a carne com a linguiça não, porque o único trabalho dela vai ser passar todo o seu tempero para a carne.

Daí você fecha a panela de pressão e põe no fogo alto. Quando a panela começar a apitar, você diminui o fogo pro mínimo e coloca no temporizador do celular uns 50 minutos pra costela cozinhar.

Quando passar esse tempo, você desliga o fogo, espera PELO AMOR DE DEUS a pressão sair da panela pra você não ficar com queimadura de segundo grau no corpo, tira a tampa e serve.

Ao comer a carne, vai ver que ela vai estar no ponto certo de sal e super saborosa, ainda que você não tenha colocado uma pitada de sal ou tempero. Isso ocorre, como já falei, porque a calabresa nada mais é que carne de porco condimentada, e todo o condimento dela acaba passando pra costela na hora do preparo.

E aí, fácil ou não?

Pra quem gosta de vídeos, tem um que achei no Youtube bem interessante. O preparo não é exatamente o mesmo, mas também tá valendo.


Comentários

Postagens mais visitadas